Repórteres são proibidos de usar o twitter na cobertura esportiva
O que seria um respiro para a chata e ultrapassada mídia esportiva pode estar chegando ao fim. Na contramão de todo o mundo, alguns veículos da mídia esportiva estão proibindo seus repórteres de passarem informações para seus leitores pelo twitter. Na ESPN dos EUA a proibição é total, inclusive para todos os tipos de mídias digitais, a não ser que a “informação seja relevante para a ESPN”, segundo o comunicado que os funcionários receberam (leia a íntegra aqui).
Por aqui, pelo menos um grande jornal paulista já fez o mesmo, apesar de ainda não se pronunciar oficialmente para o seu público (informação confirmada pelo blog). Os veículos são os donos das opiniões e pensamentos dos seus funcionários? Você acha essa medida inteligente e eficaz?
Durante os protestos no Irã, quando o governo local censurou a cobertura dos fatos, o mundo elegeu o twitter como a nova ferramenta de comunicação do mundo moderno. Graças ao site, milhões de pessoas puderam ter acesso a informações postadas pelos ativistas e até os grandes veículos beberam dessa fonte, publicando os vídeos e fotos do confronto.
No mundo esportivo, não é diferente. No mundo todo os grandes atletas, como Lance Armstrong, Shaq O’Neal, Bob Burnquist, Kelly Slater, Serena Williams, entre tantos outros, estão presentes e atuantes no twitter (clique aqui e conheça os endereços de 810 famosos atletas).
No Brasil, o presidente do Palmeiras Belluzzo avisou sobre a contratação do técnico Muricy pelo site. Alexandre Kalil, do Atlético MG, é outro que informa seus torcedores sobre diversos assuntos do clube no twitter. O técnico Mano Menezes tem quase 700 mil seguidores. Luxemburgo também já aderiu. Os atletas e clubes ainda estão tímidos.
Mas, para a alegria dos torcedores em geral, diversos repórteres e comentaristas esportivos do mundo todo escolheram o twitter para contar um pouco dos bastidores que você não encontra nas matérias. Opiniões e detalhes que não cabem (ou não combinam) com os textos dos veículos em que trabalham. Muitos “tuitam” durante as partidas, seja assistindo o jogo no estádio ou em casa, treinos, ou comentam sobre fatos e notícias que acabam de ocorrer.
Será que se o leitor não tiver mais essa informação no twitter significa que a audiência do veículo onde o repórter trabalha vai aumentar? Ou, ao contrário, o público vai procurar alternativas e assim, de maneira definitiva, abandonar o canal? Uma medida arcaica, que combina com o jornalismo esportivo ainda praticado no Brasil por grande parte da imprensa dita especializada.

Libera o nome do jornal paulista retrógrado, para a gente dar “unfollow” nele e nunca mais assinar ou comprar um exemplar!
A melhor coisa que aconteceu com o Twitter foi justamente esse canal direto com os jornalistas.
Comentário por Luiz Fabiano Marinho — agosto 10, 2009 @ 6:06 pm
Nossa que passo atrás. Sou estudante de jornalismo e estou ciente que essas novas mídias vão dominar o futuro. Não adianta querer fugir disso como esses veículos estão fazendo. O tempo vai derrubar a resistência.
Acho o twitter uma excelente ferramenta, muito rápida. E pego informações que saem lá e vou busca-las em outras fontes(veículos).
Comentário por Danilo Moreira — agosto 10, 2009 @ 6:10 pm
É lamentável que instituições cujo ofício devesse ser o de informar, utilizem-se da censura a seus colaboradores como forma “equivocada” de aumentar a audiência de seus veículos.
Comentário por Johny Jr. — agosto 10, 2009 @ 6:25 pm
Lamentável, ainda mais para uma editoria como essa, totalmente dinâmica e que o contato direto e online com o leitor é simplesmente fundamental.
Comentário por Karina Santana — agosto 10, 2009 @ 6:43 pm
Ridiculo, parece que estamos voltando ao tempo da dituadura militar, e ainda mais na imprensa que sempre grita quando alguem lhe impede de mostrar ou falar sobre algo, partir da propria imprensa uma calamidade dessas é o cumulo do absurdo e da tirania.
Comentário por Marcos Campos — agosto 10, 2009 @ 6:52 pm
Seria o JT?
Comentário por Camilo Oliveira — agosto 10, 2009 @ 7:00 pm
O jornal que fez isso é o ESTADO DE S.PAULO. Vai vendo…
Comentário por Marcos Ribeiro — agosto 10, 2009 @ 7:36 pm
Estes jornais querem pessoas com opiniões escrevendo ou um bando se macacos de circo?
Não existe nada mais democrático que o twitter nos tempos de hoje, precisamos estar atentos a pessoas que anedendam o seguinificado dessas mudanças.
Comentário por Juliano — agosto 10, 2009 @ 7:53 pm
Como o Brasileiro adora copiar Norte-Americano, é capaz dos canais aplicarem isso como questão de ética profissional, segurança, e tudo mais que essa galera gosta de alegar. Infelizmente o pessoal ainda não sabe utilizar a internet sem pensar em retorno direto. Mídia Burra é assim mesmo, audiência sem eficiência!
Comentário por Tielo Rodrigues — agosto 10, 2009 @ 7:59 pm
Coisa de futibolista!!!! Como vamos saber se a unha do dedo do pé esquerdo do Biro Biro está legal? Pobres comentaristas futibolistas… que pena! estou desolado!
Comentário por Thomas Kevin — agosto 10, 2009 @ 8:04 pm
Não acredito que estamos discutindo algo tão banal. Qua as tvs são arcaicas e atrasadas concordo, agora usar de um site para dar notícias???
Imaginem a situação…um rádio precisar de uma tv para dar uma notícia…ridículo
Se os jornais…tvs e outras mídias não se garantem e não são profissionais que decretem falência, porque divulgar informações em um site de terceiros é coisa de amador.
Me desculpem os twiteiros, orkuteiros e cia…mas cada veículo tem que divulgar suas informações neles mesmos, ou pra que eles existem???
Amadorismo ter que divulgar em twiter.
Palmas para a ESPN dos EUA, o funcionário é pago pra dar boa informação na tv e não ficar dando notícias em sites de terceiros.
Abraços!
Comentário por Carlos Abreu — agosto 10, 2009 @ 8:06 pm
“Luis Nassif falou, Luis Nassif avisou…”
Comentário por casa_torta — agosto 10, 2009 @ 8:06 pm
Isto chama-se insegurança e realmente só vem de encontro com o que muitas pessoas já sabem, ou seja, as notícias são completamente modificadas,editadas da forma que melhor convem aquele canal de informação.
Realmente não nos resta mais nada, acreditar em que?
Ou melhor em quem?
Falso moralismo.
Comentário por Saint' Clair — agosto 10, 2009 @ 8:13 pm
É pra vocês verem que muitas vezes a grande mídia faz uso da liberdade de expressão como prerrogativa para falarem o que querem e muitas vezes desinformarem as pessoas…
Eu não me admiro de uma atitude dessas, porque é conhecida a sensura interna que ocorre nos editoriais da grande imprensa, quando se confundem dever de informação e ponto de vista conveninente em determinada matéria… é conhecida a sensura que ocorre quando da cobertura de lutas políticas e sociais.
‘Em nome da democracia” virou marketing, porque vende. Aposto que essa mídia (jornal) devia ser um daqueles muitos que existem hoje e que apoiaram a ditadura, chamando nossos heróis da resistência de “terroristas”, ganharando dinheiro com o golpe, e agora posam de “democráticos”.
Não há surpresas, apenas a máscara caiu!
Comentário por luis manoel carbonell — agosto 10, 2009 @ 8:31 pm
Lamentável é o texto publicado no blog, coisa de gente que pouco ou nada entende de jornalismo. Colocar na internet, seja lá qual for o site de relacionamento, o conteúdo que deveria estar só no dia seguinte no jornal impresso, não só é burrice - pois mata o produto em si -, como falta de ética, já que provavelmente os superiores do jornalista que faz isso desconhecem tal prática.
Comentário por Marcelo Moreira — agosto 10, 2009 @ 8:35 pm
Está jogando contra ele próprio, contra os colegas e contra os assinantes que ainda mantém o fôlego financeiro da empresa. No mundo inteiro, jornais e revistas se esforçam para oferecer o melhor conteúdo exclusivo justamente para tentar fazer frente à internet.
Comentário por Marcelo Moreira — agosto 10, 2009 @ 8:35 pm
Se jornalistas de veículos impressos resolvem antecipar os conteúdos exclusivos de suas publicações horas antes de chegar às bancas, cometem suicídio profissional. Pelo jeito, o autor do blog e os comentaristas têm dificuldade de entender o que está acontecendo.
fabiokadow Reply:
agosto 10th, 2009 at 11:45 pm
Marcelo, os mesmos veículos que bebem dessa fonte qdo precisam e nao dão o devido crédito. Ou que se fecharam em seus modelos arcaicos e hoje “sofrem” com essa concorrência, pois não perceberam que notícia não tem dono. O diferencial está na produção de um bom conteúdo, bem editado, na análise bem feita… ou um texto de 140 caracteres substitui isso? Acredito que não. Náo acho que, como vc, jornal e revista concorrem com a web.
Comentário por Marcelo Moreira — agosto 10, 2009 @ 8:36 pm
Twitter Rulez ! É a velha midia tentando acabar com aquilo que vai acabar com ela!
Comentário por @imslayer — agosto 10, 2009 @ 8:36 pm
QUE VERGONHA E QUANTA BUROCRACIA , QUE COISA LAMENTAVEL , ESPERO QUE ISSO NÃO ACONTEÇA DE MODO GERAL O TWITER E MUITO INTERESSANTE PARA TODAS AS PARTES!!!
Comentário por Alexandre — agosto 10, 2009 @ 8:37 pm
Twitter é mais um MODISMO assim como o ORKUT. Sou adepto da tecnologia ser usada para informação mas o que ocorre é a banalização desses serviços que passam a ser usados por pessoas que nem escolaridade tem. É a mistura do confiável com o duvidoso e do intelectual com o semi analfabeto em um mesmo serviço. Acho ridículo por ex oa apresentadora do SporTV News anunciar: acessem nossa pagina no twitter e tal. Pra que? Já não tem o site próprio do canal? Pra que Twitter então? E outra a plataforma do Twitter é totalmente vulnerável a ataques de hacker que podem muito bem invadir a privacidade de qualquer um. Isso raramente ocorre em sites oficiais dos veiculos de comunicação. Twitter é uma babaquice que faz as pessoas se tornarem escravas do laptop o tempo todo e ter que ficar contando coisas inúteis do seu dia a dia pra qualquer um ver.
Sou mais assistir a TV, ler um jornal ou acompanhar as notícias por sites oficiais e confiáveis.
Comentário por Sergio Guerra — agosto 10, 2009 @ 8:50 pm
E ainda querem exigir a volta do diploma aos jornalistas. Ou seja, querem mesmo controlar as informações ao público exigindo diploma e proibindo de usar o twitter. O que virá depois?
Comentário por Massa — agosto 10, 2009 @ 9:00 pm
Esse cara tem rabo preso… não falou o nome do jornal porque? Escreve um texto todo metido a moderninho mas arrega na hora de botar os pingos nos is.
Comentário por Guilherme — agosto 10, 2009 @ 9:04 pm
Tenho orgulho de não ter Twitter e orguho de ter removido meu perfil do Orkut há anos. Pra mim isso é coisa de quem não tem o que fazer ou então de pessoas ocupadas mas que cedem ao apelo do modismo e acabam entrando na onda. Os ocupados mal acessam por que tem mais o que fazer. Fica lá o perfil inoperante. Morei 3 anos na Inglaterra e quando voltei ao Brasil a moda do Orkut estava fervendo e numa roda de pessoas eu disse que não tinha Orkut. Fui ridicularizado pelos babacas de plantão e aí disse o que era mais importante, ser um babaca orkuteiro que não sai do lugar e não evolui na vida, ou um prifissional conceituado com inumeros carimbos de entrada no passaporte? E a moda das cameras digitais então rs. Trouxe minha velha e boa de 4 M Pixels que comprei na Inglaterra e um trouxa na roda zombou de mim dizendo que a dele tinha 10 M Pixels. Aí perguntei pra que adianta uma de 10 MP se o cara não sai de onde mora e só vai nas baladinhas da cidade. Sou mais a minha que já rodou por Paris, New York, Las Vegas, Londres, Athenas e por aí vai. Resumindo: ter twitter e orkut e camera de mil m pixels é a moda do momento. Seja um zero a esquerda, um semi analfabeto caloteiro mas sinta-se o tal por por as fotinhas das baladas no seu orkut rs
Quanta babaquice nesse Brasil, onde nada se cria e tudo se copia.
Comentário por Sergio Guerra — agosto 10, 2009 @ 9:12 pm
Sim Fábio Kadow. Infelizmente os veículos são os donos das opiniões e pensamentos dos seus funcionários. Um exemplo é o fato de você não poder divulgar o nome do JORNAL PAULISTA que fez a proibição… rsrsrs E aí?? Te devolva as tuas perguntas.
Abraço.
fabiokadow Reply:
agosto 10th, 2009 at 11:31 pm
Guilherme e Andrey,
nao divulguei o nome do veiculo pq o mesmo pode demitir ou coagir o funcionario por isso. Simples assim.
Comentário por Andrey LV — agosto 10, 2009 @ 9:30 pm
Nem tanto o ceu nem tanto o inferno, mas o que voces acham do veiculo de comunicação pagar o salario, as viagens, as estadias
do reporter e ele entregar a noticia assim.
Comentário por Noel — agosto 10, 2009 @ 9:35 pm
Concordo plenamente com a posição de proibir jornalistas divulgar informações no twitter sem autorização das empresas da qual trabalham. Se liberar, logo teremos projetistas da industria automobilistica, escritores de novelas e outros profissionais divulgando informações em prejuizo das empresas que pagam seus salários.
Comentário por eduardo — agosto 10, 2009 @ 9:38 pm
E ainda existem pessoas que são a favor do diploma de jornalismo, a submissão intelectual é geral, e não total, ainda.Os jogadores não aderiram ainda porque são em sua maioria analfabetos e monoglotas do futebolês brasilis.Agora achar mais confiavel a transcrição de um depoimento por uma outra pessoa, do que ouvir do proprio declarante, é alienação global pura e burra.
Comentário por paulo henriq — agosto 10, 2009 @ 9:50 pm
Tenho informação que o Jornal que quer proibir o Twitter é o Estadão.
Comentário por Carlos Martins — agosto 10, 2009 @ 10:05 pm
O funcionário jornalista recebe salários para divulgar informações na empresa para a qual trabalha. Se quer se promover ou se mostrar moderninho, usando o Twitter, peça demissão da empresa jornalística na qual atua e tente informar bem seu público com apenas 140 toques.
Comentário por marcelo caballero — agosto 10, 2009 @ 10:13 pm
Analfabetismo funcional e incapacidade de entender textos básicos, assim como rasteiros são os argumentos dos comentaram aqui até agora. Não passam de palpiteiros, informados de forma incompleta e confusa pelo texto uim do blogueiro. Tem gente que confunde a não obrigatoriedade do diploma para jornalistas com controle de informação e proibição de uso do twitter para a divulgalção de conteúdo exclusivo de publicações impressas.
Comentário por Marcelo Moreira — agosto 10, 2009 @ 10:36 pm
Simples: durante a cobertura, quem paga o seu tempo… é o leitor ou seu patrão? Seu tempo DEVE ser usado para fins profissionais e restritos a quem paga você, assim uma parte divulga o que vê e a outra, paga pelo esforço. No seu tempo livre, faça o que achar melhor.
Comentário por carlos — agosto 10, 2009 @ 11:05 pm
A midia mundial, em alguns aspectos, ainda engatinha, não sabe utilizar-se bem das novas tecnologias, e pior, com medo dela tenta censurar.
Se não sabe fazer bom uso de novas tecnologias, ao menos tenha humildade de estudar para saber utiliza-la da melhor forma, e nao sensura-la.
Nem utilizo o twitter porém ele possui uma capacidade grande de transmissao de informaçao, porém se bem utilizada…
Os comentários acima referindo-se a jornais impressos são absolutamente descabidos, uma vez que são dois publicos diferentes e que dificilmente se confundem.
Comentário por Tales — agosto 10, 2009 @ 11:33 pm
Só para finalizar, para ser ético voce deveria mostrar sim o nome do jornal.
Ninguem saberia a sua fonte, apenas o jornal…
Comentário por Tales — agosto 10, 2009 @ 11:35 pm
Coisas do mundo moderno! A escravidão do pensamento e da cultura pelo capital privado. Imprensa, como cultura, como esporte, tem que dar retorno monetário, não se pode sair por aí dando de graça o que os investidores do mercado de capitais lutam tanto para controlar.
Nem com a crise provocada pelo neoliberalismo esses caras entendem.
Imprensa independente e livre, já!!! Sem corporativismo ou proteção pelo capital internacional.
Comentário por Paulo Gimenes — agosto 11, 2009 @ 12:07 am
Se liga pessoALL, o Jornal tem um Editor, o twiter não kkk
Comentário por Everton Sales — agosto 11, 2009 @ 12:18 am
Todas as vezes que se proibiu a divulgação do que se vê por alguma ferramenta de comunicação , as pessoas quiseram mais saber por estes meios, então quem tem a ganhar é quem utilizar tais ferramentas para dar o diferencial….
A rapidez e a comunicação direta é uma realidade , quem chegar primeiro será o que vai arrebanhar mais adeptos …
Mais negócios… e assim por diante
Comentário por joão carlos , o coruja — agosto 11, 2009 @ 12:24 am
Pois é, quando surge alguma coisa que de alguma forma é boa pra população, deixa de ser boa pra mídia.Pq será ne?
Andam até fazendo o tipo da propaganda “quer pagar quanto/”? por assinaturas de jornal.Deve ser esse o medo deles.Que ninguém mais assine, compre ou leia suas mídias se o twitter continuar.
Mas o twitter virou mídia de massa, atinge a todos e rapidamente.Tud que os editores cortam da matéria por dizerem irrelevantes, sai no twitter. E geralmente o que é irrelevante pra eles, é o que mais interessa ao público.
Voto sim… Pela continuidade das notícias de todas as mídias no twitter e não só a esportiva.
Comentário por Katia Regina — agosto 11, 2009 @ 12:45 am
O veículo não é dono nem do repórter nem de sua opinião. Seu salário é a contra-partida de sua produção jornalística e da qualidade de sua informação e/ou texto. Que, em tese, é o que leva leitores e receita a ele. Postar no Twitter é um furo no mau sentido, concorda? O papel de intermediário, de meio, deixaria de existir. Seria o mesmo que o entregador da quitanda vender os tomates que planta na horta do quintal…
Que o colunista monte um blog e ponha lá o que não cabe no veículo, é o que todos fazem.
De mais a mais, o Twitter serve mesmo pra que?
Acho engraçado os “liberais” de plantão bradarem, indignados, sobre “censura”!
Comentário por Elcio — agosto 11, 2009 @ 4:32 am
É óbvio que tem que proibir. Se o cara é pago pra “reportar” as informações para a empresa, é no site dela que a notícia tem que ser divulgada. Mais claro impossível.
Outra coisa bem diferente é o caso dos terremotos, manifestações no Irã, etc. Neste caso as informações eram escritas por polulares que queriam informar o que estava acontecendo, cabendo aos jornalistas a divulgação.
Twitter é um meio de comunicação. Se o jormalista não trabalha pra ele está faltando com a ética para com a empresa que paga seu salário.
Comentário por Carlos Milk — agosto 11, 2009 @ 6:59 am
Na minha humilde opinião, essa onda toda de proibições, censura etc e tal… é tudo medo. Medo da era da Interatividade, da transparencia, da colaboração e do presente…
Comentário por @euthiagobiz — agosto 12, 2009 @ 12:31 pm
Em vez de proibir, deviam estudar meios de tirar proveito disso. Twitter e todas essas novas mídias sociais vão, cada vez mais, tomar conta do jornalismo e só os que tiverem essa visão agora e aprenderem a aproveitar isso é que vão sobreviver.
Comentário por Tam — agosto 12, 2009 @ 1:18 pm
Fabio, meu nome é Mari-Jô, sou jornalista. Coedito o blog Nomadismo Celular, além de ser editora contribuinte na revista Windows Vista e na revista eletrônica de fotografia, PicturaPixel.com. Ao ler o Terra, twittei seu artigo por julgá-lo muito pertinente. Foram centenas de acessos. Eu gostaria de entrevistá-lo para tratar do seu artigo. Meu email: zilveti@gmail.com; gtalk/skype: zilveti; msn: marijozilveti@hotmail.com.
Aguardo contato e parabéns pelo excelente artigo.
Mari-Jô Zilveti
Comentário por Mari-Jô Zilveti — agosto 12, 2009 @ 6:18 pm
engracado esse camarada que fala em etica. etica para ele é o que convem a ele e os amigos. é a etica da conveniencia. ele devia ter vergonha de assassinar o jornalismo c*gando essas regras que aprendeu no balcao de um bar com outros abutres do jornalismo
Comentário por daniel — agosto 12, 2009 @ 7:46 pm
Boa tarde.
Sou editor de Esportes do “Estadão” e informo que não temos, em nossa editoria, nenhum caso de conflito provocado por twitter.
Obrigado.
Antero Greco
Comentário por Antero Greco — agosto 13, 2009 @ 5:28 pm
voce nào antero grecco mas pede pro editor do jornal da tarde vir aqui falar o mesmo …
Comentário por Mauricio Fonseca — agosto 13, 2009 @ 9:46 pm
O reporter responde pela empresa durante o horario de expediente.
Fora deste horario, ele tem a liberdade de fazer o que quiser - ele nao esta mais trabalhando.
Então, eu até concordo com as empresas, DESDE QUE elas paguem para o reporter 24horas de trabalho diaria - neste caso, mesmo dormindo, ele estaria em serviço.
Comentário por João Pedro — agosto 17, 2009 @ 9:56 pm