Terra Magazine

abril 3, 2009

Por que investir no Flamengo?

Tags:, , , - fabiokadow às 4:39 pm

Ontem o Flamengo anunciou, de forma unilateral, o rompimento de contrato de patrocínio com a Petrobras, depois de um relacionamento de quase 25 anos, que elevou a marca da empresa como a patrocinadora esportiva mais reconhecida entre os cariocas (pesquisa feita em dezembro último pela SportTrack com 4 000 entrevistados do eixo Rio-São Paulo). O motivo: o clube não conseguiu as Certidões Negativas de Débito, exigidas pelo Governo Federal para que a verba pública, que seria de R$ 14,2 milhões esse ano, seja liberada.

No comunicado oficial, feito pelo presidente em exercício Delair Dumbrosck, o dirigente assumiu que a situação econômica do time é grave, com dívidas superiores a R$ 200 milhões. “Não poderíamos seguir com os problemas com a Petrobras.” Já a empresa, ressaltou o motivo dessa quebra do clube. “A Petrobras foi pega de surpresa, já que, como acordado, estava aguardando a regularização fiscal do Clube para efetivar o novo contrato.”

O clube disse que já negocia com algumas empresas, não só para a camisa como também para mangas e calções. Quer receber cerca de R$ 18 milhões. E ai que entra o inexplicável: um clube afogado em dívidas, que durante anos recebeu dinheiro publico, quando exigido para que regularize sua situação (para continuar recebendo milhoes), resolve simplesmente anunciar (num tom de impaciência) que não tem mais interesse em continuar, pois vai receber ainda mais de alguma empresa privada que não exige… que ela seja idônea!

E parte da imprensa esportiva compra essa história e lança o Fla como estrategista. A torcida, claro, compra também. E alguns empresários (os tais interessados) também concordam com isso? Ou a mídia e exposição que o Flamengo vai gerar (gigante, fantástica) pesam muito mais na balança do que o fato de investir num clube que não paga seus funcionários e não cumpre com usas obrigações com o governo e e cidadãos? Pelo jeito sim.

Os torcedores já foram acusados de cegueira, fanatismo e outros adjetivos. Então esses possíveis novos patrocinadores também o são ou simplesmente estão cientes de que os milhares de torcedores da maior legião de fãs (e consumidores) não atentam para esses fatores administrativos do clube?

O Flamengo não é o único, é bom frisar. No momento, o Vasco também está impedido de assinar com a Eletrobras. E 99% dos times também têm dívidas com o governo. E ainda tem a Timemania. Esse é apenas um exemplo da situação do futebol brasileiro.

A diretoria rubro-negra atual, com a bomba nas mãos, fez as contas da incompetência de seus antecessores e escolheu seguir outros rumos. Se assinar com alguém por R$ 10 milhões, já é lucro - com a Petrobras, poderia ter sua dívida descontada nos pagamentos, o que reduziria drasticamente a verba. Mas deve assinar por mais. Assim como também, no ano passado, já rasgou o contrato assinado e quis dar um pontapé na Nike por simplesmente ter uma proposta melhor. Perdeu na Justiça.

E agora? Bem, agora aguardemos segunda-feira, quando será apresentado o novo patrocinador do Flamengo. E que os R$ 14,2 milhões da Petrobras sejam bem aplicados em outras ações esportivas, como nas nossas equipes olímpicas, por exemplo. Apesar que dai entra o COB…

foto: Gazeta Press

Blogs que citam este Post

69 Comentários »

  1. Sou flamenguista e estou decepcionado com a atitude da diretoria Rubro-Negra. Li a entrevista e acho que um time grande como o Flamengo não deveria passar por uma situação desta.
    Ou vocês tomam uma atitude positiva ou iremos ser liquidados do futebol. Somos os maiores e espero que a gente permaneça na liderança.

    Comentário por Jasson — abril 3, 2009 @ 9:20 pm

  2. Esse texto nao faz sentido algum, o senhor esquece que esse clube conta com mais de 35 milhoes de torcedores, qual a marca que nao quer atingir esses potenciais consumidores? Qual sua intencao? Ao meu ver o senhor parece estar “trabalhando” para alguma das 3 empresas que nesse exato momento negociam com o clube o novo patrocinio, a fim de que com esse texto meramente especulativo, diminua o valor da transacao.

    Comentário por Raphael — abril 3, 2009 @ 10:17 pm

  3. Prova da incompetência. Hoje o Flamengo se equivale, infelizmente, à um Ford Landau: Era luxuoso e estiloso, mas agora é um trambolho lento que gasta muito e vive quebrado.

    Ao invés dos cariocas ficarem nas (belas) praias bebendo cerveja e olhando bunda de mulher gostosa, espero que, pelo menos uma vez na vida, os flamenguistas vão para a rua protestar contra os responsáveis pela tragédia anunciada (há décadas).

    Comentário por Marcio — abril 3, 2009 @ 11:07 pm

  4. Kadow, cuidado em falar sobre determinadas coisas, principalmente qdo está de fora. Os funicionarios do clube tem que receber, por isso estao torcendo muito pela parceria. E falar que os empresarios que querem investir no fla sao cegos, como a torcida, é uma acusação bairrista, valeu paulista. o fla é lucrativo, muito mais do que esses 18 milhoes falados, ou vcs acham que alguem iria investir pra perder dinheiro, ou mais, que a Petrobras fez 24 anos de caridade no flamengo?

    Caro Leandro,
    me preocupo e muito com os funcionários. De qualquer clube ou empresa. O que questiono é o fato de um clube que foi mal administrado, de repente quer sair como vitima de seus proprios erros (inclusiva nao pagar seus funcionários). O Fla vale muito mais, assim como os grandes todos do Brasil, e ja escrevi isso aqui no blog. Ninguém vai perder dinheiro, pois o retorno é gigantesco. Mas não se pode fazer isso acima de tudo e todos, desrespeitando as leis, regras, torcedores e, claro, funcionários

    Comentário por Leandro — abril 3, 2009 @ 11:12 pm

  5. Lamentável que um time da grandeza do Flamengo, seja protagonista de uma cena tão lamentável, o que mostra a fragilidade das instituições futebolísticas no Brasil, assim como, a politicagem praticada pelos dirigentes de clubes que, simplesmente esquecem a história do clube e perdem a vergonha com esta falta de respeito com a torcida.

    Comentário por Jorge Carneiro — abril 3, 2009 @ 11:17 pm

  6. Esse presidente do FLAMENGO, só fala das dívidas do passado e esqueçe q ele também dirigiu o FLA antes e ajudou afundar ainda mais o clube, o presidente é um falastrão não resolve nada, quando ele assumiu o que melhorou no FLA, nada X nada…. agora perde o patrocinador como a petrobrás, duvido que ele encontre um patrocinador como a mesma…. estamos cheio desses dirigentes como o Kleber leite q também afundou o FLA…. eles não pensam na torcida não tem um plano de marketing, para com os torcedores ajudarem o time….. não incetivam para sermos sócios… eu mesmo não confio em nenhum destes dirigenters atuais… se o ZICO ou o LEONARDO assumir a presidência nós flamenguistas associaria-mos ao nosso querido MENGO.

    Comentário por joão reis — abril 3, 2009 @ 11:17 pm

  7. O “framengo” é o retrato do Brasil,formado por torcedores ignorantes e arrogantes….

    Comentário por ´carlos — abril 3, 2009 @ 11:24 pm

  8. A situação do Flamengo reflete a situação de todo o país. Irresponsabilidade, ganância, impunidade. Esta última é a palavra, “impunidade”. O que dará para os ex-dirigentes “ladrões”??? Nada. É em tudo. Veja os nossos políticos, o exemplo é: podem roubar que não tem problema. Basta ter um bom advogado, habeas corpus é tranquilo, propinas… e tá fora, é só aproveitar o produto do roubo. A vitima é o torcedor/eleitor que só reage de forma errada, na hora errada e com as pessoas erradas. Somos “cegos”.

    Comentário por weliton — abril 3, 2009 @ 11:24 pm

  9. acho que esse colunista e um vascaino recaucado………..

    Caro, no texto também critico o contrato do Vasco com Eletrobras

    Comentário por Fabio — abril 3, 2009 @ 11:26 pm

  10. Quem fez isso com os clubes foram , primeiro Pelé com sua lei bisonha e depois Zico, com sua tosca emenda ; agora solucionar esse problema com o nó cego da dupla vai ser quase impossível a menos que mudem toda a estrutura administrativa dos clubes brasileiros , isso seria evolução.
    Fora Zico, Fora Pelé.

    Comentário por Verdugo — abril 3, 2009 @ 11:35 pm

  11. É lamentável ver o que ocorre com o clube, porém já era de se esperar por isso, um bando de aproveitadores e uzurpadores do patrimonio do clube, que por sinal o Brasil tem uma excelente safra de gente assim. O pior que essa raça não larga o osso, é de dar pena o que fazem em seus desmandos, e o clube está no buraco, só um milagre para salvar o flamengo, tanto que os nossos ídolos que suaram as camisas pelo clube, e enriqueceram essa gente toda, não querem segurar esse abacaxi, não vejo luz no fim do túnel.

    Comentário por ricardo — abril 3, 2009 @ 11:35 pm

  12. Fora Zico ? Fora Pelé

    Comentário por Verdugo — abril 3, 2009 @ 11:36 pm

  13. Essa coluna já começou tendênciosa no título.
    Nem me preocupei em ler o conteudo

    Comentário por Marco — abril 3, 2009 @ 11:43 pm

  14. Torço para o Inter aqui no Rio Grande do Sual. Admiro a torçida do Flamengo, tanto pela quantidade quanto pela paixão pelo time. Em compensação fico espantado com a incopetência (se é q é isso mesmo) de pessoas que comandam um time com o potencial de levantar recursos como o Flamengo tem. Se forem comparar, olhem o que chega de verba ao Internacional e olha o comparativo tanto em time, como patrimônio e quanto a endividamento. Hoje o Inter só arrecada menos q o São Paulo no brasil, e tem mais de 80.000 sócios. Disparado o maior em sócios. Isso se ve nos resultados de campo de 2006 pra cá. Tem é de colocar pessoas sérias que vai. Aguardem o que vai virar o vasco agora que tiraram aquele aproveitador. Falo isso sem saber se o Dinamite é bom ou não, mas apostando que não tem como ser pior que seu antecessor.

    Comentário por Tairo Henrique Braga — abril 3, 2009 @ 11:46 pm

  15. Com todo o espeito ao cronista, mas só pode ser vascaíno ou anti-flamengo para escrver tantas leviandades. O clube de maior torcida neste país (e diga-se com larga vatagem frente ao segundo clube com maior torcida) não pode manter um parocínio de 14 milhões somente porque já mantém contrato por quase 25 anos. Caso você não saiba, não é só o Flamengo que passa por difuldades e possui dívidas milionarias, garanto que todos os time do clube dos 13 também tem e te garanto que 99% do times do brasil não conseguem CND seja ela municial, estadual ou federal. E não me venha falar que se assinar com alguem por 10 milhões já é lucro, o Corinthians fechou por quase o dobro desse valor caso você não saiba. Por fim forneço a reposta a pergunta-título da tua crônica: investir no flamengo é investir num clube de massa e com a maior torcida no país. Só isso. Precisa algo mais? Saudações rubro-negras

    Iuri, concordo e tb está no texto que 99% dos times estão endividados. Sobre os R$ 10 milhões, para quem nao ia conseguir nada, acredito que seja lucro, foi apenas uma forma de comparar. O Fla vale bem mais, principalmente se fosse bem administrado. Abs!

    Comentário por IURI BARNI — abril 3, 2009 @ 11:50 pm

  16. É uma vergonha estes times cariocas, ainda a midia insiste em falar e chameigar estes incompetentes que não sabem nem fazer uma boa admistração. Com estas atitudes que o Flamengo e outros clubes fazem de querer passar a perna nos outros, governo, patrocinadores, funcionarios q nem pagos são, devia ser extinto da elite do futebol, até criarem vergonha na cara.

    Comentário por Colorado — abril 3, 2009 @ 11:51 pm

  17. Realmente investir no Flamengo é algo arriscado, visto que a continuidade do contrato depende e muito do humor dos dirigentes, fica até parecendo aqueles países que tem ditadores populistas no poder. O Flamengo depende e muito dos contratos de patrocionio, seja para pagar salários, seja para arcar com a divida milionária que tem (já que a Timemania não está dando o retorno previsto). Então está na hora de a diretoria tomar atitude de dirigente, ou continuar com essas ações de ditadorzinho populacho e levar o time de vez a bancarrota. O Flamengo não merece isso, a torcida não merece isso. Então dirigentes pense grande e não rasgue dinheiro. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo…

    Comentário por Daniel — abril 3, 2009 @ 11:54 pm

  18. Kadow, voce torce para qual time mesmo?
    Só por uma questão de isenção jornalística!

    Paulo, o blog é sobre negócios no esporte, náo sobre times e torcidas. Mas posso dizer que não sou do RJ.

    Comentário por Paulo — abril 3, 2009 @ 11:58 pm

  19. Eu percebi que o dinheiro havia acabado e o Flamengo estava enrando em decadência quando o Márcio Brega, digo Braga, começou a comprar óculos de plástico da feirinha… O fim!

    Comentário por Julio — abril 4, 2009 @ 12:00 am

  20. sem desmerecer o flamengo , falar que o time tem a maior torcida do brasil é pensar grande demais.
    é sabido que voce pergunta para um nordestino qual o time que ele torce ele respondera que torce para o time dele local e para o flamengo.
    se perguntar para uma pessoa do centro oeste respondera a mesma coisa.
    time nao se divide time a gente nasce com ele ou é forjado nos familiares.
    nunca se me perguntado eu responderia que torço para o corinthians aqui em sao paulo e gremio no sul.
    porisso que temos apesar de tudo e de todos a maior torcida do mundo pois só torcemos para o corinthians ou alias como atualmente nós dizemos a torcida do corinthians é a unica torcida que tem um time.

    Comentário por jorge nader — abril 4, 2009 @ 12:04 am

  21. Gostaria de parabenizar a direção Flamengo ´pela grande decisão tomada em largar a Petrobrás como patrocinadora. Afinal nós como flamenguistas, possivelmente demos mais retorno a ela do que ela a nós. E nunca iríamos conseguir esta tal certidão, além do que teríamos frequentemente nossa verba bloqueada e descontada.

    Vejo outros grandes clubes do Brasil, como o S. Paulo por exemplo, que óbvio teve administrações sérias, tem uma torcida muito menor que a nossa e nunca precisou de Petrobrás para patrociná-la.

    Agora que estamos buscando novos patrocinadores, pois entendo que devemos ter mais de um, acho que esta diretoria deve ter os pés no chão, usar os garotos de base e manter os salários de todos os esportes e funcionários em dia, isto deve ser o maior objetivo, além de ser obrigação de qualquer patrão.
    Parabéns Flamengo.

    Comentário por Salmengão — abril 4, 2009 @ 12:07 am

  22. Sou FLAMENGUISTA, temos que reconhecer que o Flamengo é pior que time de várzea. O clube não tem estrutura nenhuma. O time não tem centro de treinamento, a sede na Gávea é degradada, com trincas, feia, suja, depreciada., etc. Até nos detalhes o time é amador, chega ao ponto de restringir o treino somente aos associados do clube. O site oficial do Flamengo é grotesco, sem qualidade, informações, flexibilidade, comunicação, link com a torcida, etc.
    Qual a solução? VENDER o clube como foi feito em alguns times da Europa. Nas mãos dos cariocas vai quebrar, falir e não mais levantar.
    Será o Peñarol carioca.
    UMA VEZ FLAMENGO, JÁ ERA FLAMENGO.
    A FALÊNCIA É O SEU FUTURO!

    Comentário por roberto — abril 4, 2009 @ 12:08 am

  23. Passou da hora do governo parar de colocar dinheiro nesses clubes que não pagam funcionarios e tem dívidas imensas com o proprio governo. As custas dos impostos que tanto assolam o nosso pais, que tem a carga tributária mais alta do planeta. Para financiar clubes como esse e muitos outros que estão por aí, mal administrados. Não compre nem use produtos dessas empresas que se utilizam desses metodos de divulgação por mais que você torça para o clube porque quem vai pagar é você atravez dos impostos que paga.

    Comentário por Edson Douglas — abril 4, 2009 @ 12:09 am

  24. Acho que você esta esquecendo que um dos maiores culpados da atual atraso de salario no flamengo é o fato de o flamengo nao receber dinheiro de quem deveria(petrobras), a diretoria tem também uma grande parcela de culpa mas antes receber 10 milões e pagar as dividas do que não receber nada e depois pagar as dividas e os juros de atraso delas!!! Petrobras já vai muito, mas muito tarde… e que os clubes do brasil aprendam que o que aconteceu com o flamengo sirva de lição para eles, estatal é a maior furada para patrocinador!!!

    SRN

    Comentário por Wellington — abril 4, 2009 @ 12:10 am

  25. Tá com medo de que?
    Não consegue ser isento?
    Para de apagar os comentários!

    Caro Claudio, Max, Pedro… e outros tantos nomes que vc se deu (e eu que estou com medo)
    Os comentários desrespeitosos são e sempre foram deletados, como pode ver temos, nesse momento, mais de 50 comentários publicados, muitos concordando outros tantos discordando, mas, principalmente, deixando uma opinião sobre o assunto em questão. No blog você encontra posts sobre os mais diversos clubes, pois o assunto aqui é negócios do esporte - e não títulos, esquemas táticos, jogos ou times. Vc acredita que o Fla tenha feito alguma ação positiva nessa área nos últimos meses?

    Comentário por Pedro — abril 4, 2009 @ 12:12 am

  26. Eu fico feliz com isso, pois ano que vem a petrobras vem para o maior
    TIME DA AMERICA LATINA CORINTHIANS!!!!

    Comentário por Aldemir G Andrade — abril 4, 2009 @ 12:14 am

  27. É complicado ver um grande time que é o meu flamengo ser afundado por incompetência e disonestidade absoluta desse que comandam e comandaram o Flamengo. Para resolver esse problema eu vejo uma só solução esses dirigentes serem presos e algum Russo comprar o Flamengo, como nenhuma dessas coisas irão acontecer, que esperemos o fim do mundo ou do Flamengo ou o que vier antes.

    Comentário por Paulo — abril 4, 2009 @ 12:20 am

  28. acho que nao cabe a “JORNALISTAS” achar ou nao achar, se um patrocinador deve ou nao investir em um clube, AGORA QUE E A MAIOR MERDA ESTA DIRETORIA ISSO E,

    Comentário por Fla Santana — abril 4, 2009 @ 12:22 am

  29. Sobre investir ou nao, 1- E um clube de maior torcida no BRASIL, 2- e o segundo em Titulos Brasileiros, sobre dividas TODOS os TIMES BRASILEIROS da primeira divisao tem , se nao me angano o sao puole tem uma divida de 80 m , e nao tem a torcida que o fla e o timao tem , agora eu e que pergunto PORQUE NAO INVESTIR, GOSTARIA DE UMA RESPOSTA, FABIO

    Fla Santana, o artigo faz essa pergunta e levanta fatos recentes. Cabe as empresas responderem agora se sim, se não e quanto. Admiro o Fla, como clube, como time de futebol e também como possível investimento para ações de mkt e propaganda. Mas o momento não é favorável.

    Comentário por Fla Santana — abril 4, 2009 @ 12:27 am

  30. É um timéquinho mesmo. E ainda se acham os maiores. Esse time é uma piada. RSRSRS

    Comentário por Marcio — abril 4, 2009 @ 12:28 am

  31. Não consigo intender porque demorou tanto tempo para a Petrobras largar essa canoa furada mas que a emprensa brasileira insiste em falar que é um grande e maravilhoso tansatlantico

    Comentário por Raul — abril 4, 2009 @ 12:33 am

  32. eu sou flamenguista da época de zico, junior, leandro e outros eu fico triste porque que o mais querido do brasil está passando por isso é muita imcopetência, muita ladroagem, muito assaltante que passam no flamengo somente para assaltar o time, esses ladrões não amam o flamengo de tantas glorias, o meu filho tem 09 anos ele nunca viu o flamengo ser campeão de nenhum campeonato importante, até quando nós vamos aguentar isso socorro, socorro, socorro, socorro, socorro, socorro, eu não aguento mais ser humilhado pelos meus colegas de serviço. espero uma soluçaõ.

    Comentário por alibél — abril 4, 2009 @ 12:35 am

  33. Nossa..um time como o Flamengo, com suas historias, grandes conquistas, dono da maior torcida do brasil, que sempre estão la no estadio, lutando e torcendo. É uma poca vergonha isso.
    A Diretoria Rubro-Negra, está decepicionando seus torcedores.
    Muita sakanagem.
    Mais sou Rubro Negro..E tenho orgulho do meu time..E vamos sair dessa..

    Eu Sempre Ti Amarei. Onde estiver, Estarei…

    Comentário por Nayann Ormond — abril 4, 2009 @ 12:42 am

  34. Uma estatal não poderia nunca patrocinar um clube. E veja que a petrobras patrocina - se não me engano,entre outros, o river plate da … argentina. A eletrobrás não vende seus produtos a varejo - porque tem que patrocinar alguma coisa? Só para gastar dinheiro - nosso!!!!É uma vergonha.E vocês acham que elas usam ldinheiro delas? Ledo engano - é descontado do imposto de renda que deveriam pagar,isto é, ao final das contas, novamente o povo paga a conta!!! Pagamos duas vezes esses patrocinios!!E todo mundo bem quietinho. Nos todos somos uns palhaços.

    Comentário por elias — abril 4, 2009 @ 12:42 am

  35. Prezado Flávio

    Que a Petrobrás vá cantar em outra freguesia. Existem problemas de gestão, além de muitos outros, no clube. A Petrobrás declarou que não pagaria os dois meses em que sua marca ficou exposta, pelo problema da certidão. Voce como publicitário trabalharia de graça pelo mesmo período? Que o Flamengo como a maior vitrine do futebol do País, possa acertar com uma empresa privada e principalmente, consiga ter uma gestão mais decente.
    abs
    Caio

    Comentário por Caio Bastone — abril 4, 2009 @ 12:47 am

  36. O Flamengo está certo , tem que procurar um patrocinador pra poder pagar os custos atuais.A diretoria não tem culpa da situação herdada.Com uma torcida de mais de 30 milhoes de brasileiros , sendo que em todo país de norte a sul de leste a oeste o flamengo leva uma multidão aos estádios.É o time que dá mais ipobe na TV.Um potencial enorme paro o clube vender sua marca e produtos.Acredito que a diretoria deveria procurar a estatal de Petroleo venezuelana ou a PEMEX do México.Pois a petrobrás paga uma pechincha.

    Comentário por Marcos — abril 4, 2009 @ 12:52 am

  37. kadow tu deve ter algum padrinho na petrobras pra dar esse tom pro negocio vai ver as sacanagens que ele ja fez pro flamengo que notara que nao e bem assim

    Comentário por rafael — abril 4, 2009 @ 12:56 am

  38. é issu ae , apoio a diretoria, o flamengo nao pode ficar preso a mesma empresa apenas por “tradição” a empresa que pagar mais leva rs, e como falou no texto que o valor nao tava indo diretamente pro flamengo e sim para o governo….

    Comentário por rodrigo — abril 4, 2009 @ 1:12 am

  39. Caro Fábio, creio que você sabe que parte da dívida do Flamengo se deve à manutenção de esportes olímpicos, que exigem um número de pessoas de apoio para que o Brasil ostente medalhas após eventos dessa classe.
    O COB ou o próprio Brasil em nada reembolsam o clube. Caso fizessem, a dívida poderia ser menor e assim, de mais fácil solução.
    Não desculpo os cartolas do clube, que ao longo dos anos têm se aproveitado da magnitude do Flamengo esconder suas incompetências administrativas. Chego a pensar que se dirigissem suas vidas pessoais como fazem no clube, como viveriam?
    A quebra de contrato com a Nike foi por causa do patrocinador, que além de atrasar uniformes, apresentou camisas menosprezando o Botafogo ano passado.
    Outra, não duvido nada que a Petrobras ressurjar no igualmente ‘quebrado’ Corinthians, pois o Lula já demonstrou que queria a empresa no seu clube de coração. Vamos ver…

    Abraços,

    Oscar

    Comentário por Oscar — abril 4, 2009 @ 1:25 am

  40. Até concordo com o que foi dito sobre o rompimento com a Petrobrás, mas com relação à Nike, não foi apenas por mais dinheiro. A empresa vinha causando sérios transtornos no que diz respeito à distribuição do material. Lembremos que ainda em 2007, o time jogou com uniforme novo e numeração velha, que Bruno pediu e não teve uma camisa exclusiva confeccionada e que (o mais grave!) a multinacional botou à venda uma camisa comemorativa ao título carioca sem ao menos o time ter difinido o campeonato contra o Botafogo. Esse fato por si só já seria motivo pra o rompimento, na minha opinião. Vale lembrar que por causa disso poderia ter havido confronto de torcidas e ânimos exaltados durante os jogos. Não sou inocente a ponto de achar que os dirigentes são heróis, mas nesse ponto estávam com a razão.

    Comentário por Bruno — abril 4, 2009 @ 1:34 am

  41. Prezado Sr. Fábio Kadow…

    Da série perguntar não ofende.

    Independente de suas críticas (com as quais concordo) à lamentável situação financeira do Flamengo, gerada por seus sucessivos desmandos administrativos, gostaria que o Sr. me explicasse por quê que a mesma lei não se aplica ao SISTEMA GLOBO DE COMUNICAÇÕES?

    Como é de conhecimento público, é astronômica a dimensão das dívidas da REDE GLOBO para com o governo federal… São um dos maiores devedores da previdência social, para não citar outros impostos.

    Só que, diferentemente do Flamengo, do Vasco, etc, as empresas públicas, tipo PETROBRÁS, ELETROBRÁS, BANCO DO BRASIL, etc, gastam uma fortuna em anúncios regiamente pagos a essa rede de tele-comunicações, sem que, para isso, seja exigido o CND ou qualquer outro certificado…

    Interessante, não?

    .

    Comentário por Claudio — abril 4, 2009 @ 1:35 am

  42. Sempre houve dívida no Flamengo, e sempre houve renovação pela Petrobrás. Não importa ao patrocinador a má gestão se o time tem visibilidade, o foco é outro. É por esse motivo que surgiram substitutos. Espero ter respondido a sua indagação Sr. Kadow.

    Comentário por marcio — abril 4, 2009 @ 1:51 am

  43. Fabio KAdow por acaso é de São paulo?

    Comentário por Victor Araujo — abril 4, 2009 @ 2:00 am

  44. O QUE MAIS ME IMPRESSIONA E ME DEIXA P U T O É A CARA DE PAU DESTES SAFADOS DIRIGENTES DO FLAMENGO !

    O PRESIDENTE VEIO A PÚBLICO E DISSE QUE “. . . O FLAMENGO ESTAVA REVENDO O PATROCÍNIO COM A PETROBRÁS . . . ” ( ! ! ! ) QUANDO NA VERDADE ERA O CONTRÁRIO, A IMPRENSA DIVULGOU QUE, DEVIDO AO FLAMENGO NÃO CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES LEGAIS, NÃO PAGAR IMPOSTOS, NÃO PAGAR SALÁRIOS, TER O NOME SUJO NA PRAÇA E SER UM DEVEDOR CONTUMÁS, A PETROBRÁS NÃO IRIA RENOVAR O PATROCÍNIO.

    SERÁ QUE ELES PENSAM QUE SOMOS UM BANDO DE IMBECIS DESINFORMADOS ???

    SÃO UNS MENTIROSOS, UNS LADRÕES SAFADOS QUE NEM SALÁRIOS DOS JOGADORES ELES PAGAM PARA SOBRAR MAIS PARA ROUBAREM, CAMBADA DE ESCROQUES !!!

    POR ISSO O FLAMENGO É ESTA DROGA E TIME PEQUENO FAZ TEMPO, CAI-NÃO-CAI PRÁ SEGUNDONA, POIS CADA UM QUE ENTRA QUER ROUBAR MAIS QUE O PRECEDENTE, UM MAIS LADRÃO QUE OUTRO, KLEBER LEITE, MÁRCIO BRAGA, ETC, E AGORA ESSE CARA DE PAU SEM-VERGONHA ! ! ! !

    CADEIA NELES ! ! !

    A TORCIDA DEVERIA PEGAR ESTES … DE PAU, ENCHER DE PORRADA ESTES LADRÕES SAFADOS ! ! ! !

    Paul

    Comentário por Paul — abril 4, 2009 @ 2:06 am

  45. Ei amigo…. cai na real vai….maior de que hein ? A única coisa maior que o flamengo tem é a dívida….
    Mais 20 anos e ninguem vai lembrar que o flamengo um dia foi time grande e de respeito…..

    Comentário por Carlos — abril 4, 2009 @ 2:09 am

  46. E ainda por cima tem o fato de que nenhum jogador bom quer assinar contrato com esta droga de FLAMENGO FALIDO, pois eles não pagam mesmo !
    Vide Marcelinho Paraiba . . .
    O Ronaldo Gorducho nem quis saber…
    Saiu pois viu que é fria !!
    O OBINA já emagreceu forçado, pois faz uns 12 meses que ele não almoça, não tem dinheiro nem prá comida !!!
    Tá trocando o almoço pela janta . . .
    ZÉ K PETA

    Comentário por Ze K Peta — abril 4, 2009 @ 2:13 am

  47. Senhor Fábio se informe melhor…
    A justiça já deu as certidões negativas ao Vasco e ainda esse mes o contrato será assinado.
    Basta pesquisar um pouco que acha essa informação.

    Monza, o texto diz “no momento, o Vasco está impedido.. ”
    Obrigado!

    Comentário por Monza — abril 4, 2009 @ 2:40 am

  48. O flamengo fez certo , não havia mais condições de ficar sem as cotas do patrocínio ! Infelizmente perdemos um dos nossos maiores orgulhos , ter a estampa da Petrobrás em nossa camisa. Mas acredito que a diretoria fez certo , eles não tem dinheiro pra conseguir os CND’ s , logo o dinheiro da petrobrás não chegava pro clube por ser uma empresa estatal . Agora é procurar uma empresa privada que proponha um bom patrocínio. Ficaria feliz com uma empresa tão grande quanto a Petrobrás , a Vale seria uma boa , só ñ sei se ela é privada , mas acredito que sim !

    Comentário por Vitor — abril 4, 2009 @ 3:59 am

  49. Que esse dinheiro sirva para patrocinar os atletas deficientes físicos tantas vezes esquecidos, mais e difícil tomarem essa decisão, a mídia pouco divulgaria isso e ai o retorno seria pouco se comparado com o ganho que se tem ao patrocinar um time falido! O flamengo apesar da crise os torcedores são flamengo ate morrer. O pior e que vão morrer sofrendo do coração uma vez flamengo sempre flamengo

    Comentário por custodio — abril 4, 2009 @ 4:35 am

  50. Correção: o maior não é o Flamengo. O maior, há muito tempo, é o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. Só a imprensa e os torcedores de outros timecos ainda não se ligaram que o SPFC é o clube de maiores conquistas.

    Comentário por Eduardo — abril 4, 2009 @ 5:23 am

  51. nao sou brasileiro mas sou louco pelo flamengo e brasil comprei e compro tudo o que do flamengo quando vou ai de ferias mas tudo que comprei ainda este ano tem como patrocinio a petrobas se a direcao mudar de patrocinio quer dizer que vou ter que gastar dinheiro outra vez no mesmo ano para ficar com o novo uniform em dia, espero bem que o flamengo continue como um dos times mais hitoricos do brasil e continue a dar muitas alegrias a todos nos torcedores

    Comentário por dino — abril 4, 2009 @ 5:31 am

  52. Devemos lamentar situações como a do Flamengo e da maioria das nossas instituições esportivas. Não acontece sómente com os clubes de futebol. Temos acompanhado a dificuldade e a falta de transparência na gestão de federações, confederações e na aplicação de verbas em grandes eventos. Alguma coisa deve ser feita para que possamos mudar esta cultura e sonhar com dias melhores.

    Comentário por Sebastião Menezes — abril 4, 2009 @ 5:41 am

  53. Enquanto a cartolagem dominar o futebol brasileiro e a corrupção reunar, os clubes brasileiros ficarão sempre nessa situação vergonhosa…

    Comentário por Vieira — abril 4, 2009 @ 6:01 am

  54. O Flamengo merece passar por isso , pela prepotencia e incompetencia da sua diretoria.
    Tomara que caia para a 2.divisao , pois é o lugar onde o flamengo sempre deveria estar.

    Comentário por Antonio — abril 4, 2009 @ 6:22 am

  55. Por que investir no Flamengo?

    Simplismente porque é o clube de maior torcida no Brasil e que praticamente não deixa de ganhar ao menos um título por ano.

    Você como publicitário deveria entender isso, mas parece mais um tricolor irrustido com um texto mal escrito e mulambento com um grande Q de inveja.

    Como você mesmo falou 99% dos clubes tem dívidas então me faça um favor; vá descascar batata ao invés de ficar escrevendo sua inveja em relação ao nosso time. Antes tomarem uma atitude e ir atrás de quem possa pagar do que ficar sem receber. É simples.

    Comentário por Antonio — abril 4, 2009 @ 7:04 am

  56. Melhor notícia!

    A Petrobrá é brasileira, não rubro-negra, nem carioca.

    Comentário por Diogo — abril 4, 2009 @ 12:17 pm

  57. A CAIXA PRETA (OU BRANCA E PRETA) CORINTHIANA ESTÁ ABERTA:

    http://www.lancenet.com.br/corinthians/noticias/09-04-04/521687.stm?futebol-contas-da-diretoria-do-corinthians-abertas

    E A DOS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS?

    __________________________________

    Publicada em 4/4/2009 às 9:24

    Contas da diretoria do Corinthians abertas
    Auditoria externa aponta superávit em 2008 e dados preocupantes

    Timão ainda tem quase R$13 milhões a receber da negociação de Carlos Alberto com o Werder Bremen (ALE)

    Rodrigo Vessoni
    SÃO PAULO

    A diretoria do Corinthians divulgou o relatório da auditoria externa realizada pela BDO Trevisan, uma das mais respeitadas do mercado. A empresa analisou as demonstrações financeiras do clube até 31 de dezembro de 2008. Apresentou saldo positivo no ano passado, mas com alguns números alarmantes pelas dívidas – do passado e da gestão atual –, que inclui mais de R$ 30 milhões em empréstimos.

    Entre as positivas, um lucro de R$ 10,8 milhões no fluxo de caixa operacional no ano passado – em 2007, prejuízo foi de R$ 23 mi; em 2006, R$ 39 mi negativos e, em 2005, mais prejuízo (R$ 38,2 mi). Além disso, aumentou em R$ 12 mi o valor a receber com patrocínios e direitos de TV, entre outras receitas.

    Os valores de obrigações e encargos sociais pagos em 2008 também diminuíram (de R$ 26 milhões para R$ 4 milhões), assim como as dívidas com dívidas trabalhistas, com Leão, Nilmar & Cia., e também a dívida de direitos de imagem.

    A auditoria da BDO Trevisan também mostrou números negativos. Entre tantas conclusões financeiras, o relatório confirmou um aumento considerável no valor dos empréstimos a instituições financeiras e entidades esportivas, como Federação Paulista de Futebol e Clube dos Treze. Em 2007, o clube pegou emprestado R$ 13,1 milhões. Em 2008, R$ 31,3 milhões. Como garantia aos bancos, aval do presidente Andrés Sanchez, penhor de direito a receber e notas promissórias. Para FPF e Clube dos Treze, as cotas de televisionamento.

    Neste momento, a dívida do clube é de R$ 97,2 milhões. Em 2009, a meta é pegar R$ 28,9 mi; em 2010, R$ 19,5 mi; em 2011, R$ 16 mi e, a partir de 2012, os outros R$ 32,7 milhões.

    No relatório, não há ressalvas.

    http://www.lancenet.com.br/infograficos/cor_auditoria1.pdf

    http://www.lancenet.com.br/infograficos/cor_auditoria2.pdf

    Comentário por Miguel — abril 4, 2009 @ 5:27 pm

  58. Sou Vascaino e em tese nem deveria esta opinando sobre coisas do Flamengo; mas de uma maneira meio torpe a diretoria Rubro-negra foi estrategista sim, pois se para sacramentar o contrato de patrocínio com a Petrobrás, teria que arcar com mais da metade do valor do negocio com pagamento de contribuições e impostos, é melhor procurar uma empresa privada que não faça tal exigência. O problema é a falta de credibilidade não só dos dirigentes da Gavea mas de quase todos cartolas do futebol.

    Comentário por José Luiz da Silva Batista — abril 5, 2009 @ 8:46 am

  59. POR QUE INVESTIR NO FLAMENGO?

    sera q 35 milhões de pessoas significa alguma coisa?
    isso é o mesmo q a população de Portugal multiplicada 3 vezes e meia…….
    RESPONDA ISSO SABICHÃO!!!!!!!!11

    Comentário por Roney — abril 5, 2009 @ 9:16 pm

  60. “…….Assim como também, no ano passado, já rasgou o contrato assinado e quis dar um pontapé na Nike por simplesmente ter uma proposta melhor. Perdeu na Justiça………”
    Fabio, recomendo você se informar melhor sobre um assunto quando for comentar sobre o mesmo. Sobre o trecho que menciono acima, segue a informação correta para seu conhecimento: o Flamengo não “rasgou” contrato como você diz, o mesmo se valeu de cláusulas previstas no contrato para pleitear a rescisão, cito pelo menos 2 delas: a Nike conseguiu a proeza de deixar faltar material esportivo em várias lojas no Brasil, até pásmem, na própria Flaboutique, loja virtual do Flamengo, eu mesmo tentei comprar uma camisa pelo mesmo e recebi a incrédula notícia que estava em falta. Segundo motivo: a Nike liberou no mercado no início de 2008 as camisas com patrocínio no peito com a marca “Cartão Petrobrás”, marca esta que a própria Petrobrás já havia avisado que não faria publicidade em 2008. Detalhe: a própria Petrobrás já tinha passado as informações para confecção das camisas, com patrocínio da “Lubrax” no peito, e a Nike simplesmente “esqueceu” de alterar. Ou seja, mediante um descaso deste da Nike com o Flamengo, creio que existiam motivos sim para romper o contrato, fato que não ocorreu, mas felizmente estamos a poucos meses para que isso aconteça.

    Comentário por Anderson — abril 6, 2009 @ 5:39 pm

  61. PQ INVESTIR NO FLAMENGO!?

    SIMPLES!

    PATROCINAR O CORINTHIANS! 18 MILHOES DE REAIS!
    PATROCINAR O SÃO PAULO! 15 MILHOES DE REAIS

    PATROCINAR O TIME DE MAIOR, E MAIS APAIXONANTE TORCIDA DO PAIS DO FUTEBOL!
    NÃO TEM PREÇO!!

    VALEU, KADOW.

    Comentário por alisson pereira — abril 6, 2009 @ 5:51 pm

  62. SOU FLAMENGUISTA E ACHO QUE ESTA CERTO SIM A DIRETORIA O CLUBE MAIS QUERIDO DO BRASIL , COM MAIOR TORCIDA DO MUNDO MERECE MUITO MAIS DINHEIRO DE UM PATROCINADOR AINDA MAIS A PETROBRAS QUE PODE PAGAR ( ESTA DENTRA DAS 50 MAIORES EMPRESAS DO MUNDO) O PREÇO E VALIDO SIM A FLA VALE MUITO MAIS!!

    Comentário por LEANDRO — abril 6, 2009 @ 6:31 pm

  63. Sabe o que dar pra perceber,que rola um certo rancor,claro a gestão do flamengo não é lá essas coisas mas meu amigo a nike fez um monte de besteiras,agora mesmo assim quer ficar no flamengo,pergunta se eles querem bancar o são paulo tão badalado,mas não vende,não tem camisa e torcida,falam muito mas todos querem sim estampar no manto sagrado suas marcas,sabe por que aonde se vai no brasil e fora dele você encontra um rubro-negro,a petrobras esta lamentando o fim do contrato,é sinal que da lucro quanto a dever,você tem razão mas todos devem,o Flamengo tem toda a razão em pedir alto pra colocar empresas estampadas em sua camisa,pelo simples fato ninguem quer patrocinar coisa pequena que não tem visibilidade,primeiro aprenda o que é flamengo depois com base e sem rancor,faça um novo artigo,respeito é bom e todo mundo gosta…esses manés da torcida arco-iris são realmente uns invejosos,que pena…Flamengo até morrer,dá lucro tem torcida!!!

    Comentário por fabio marins — abril 10, 2009 @ 4:46 pm

  64. É muito lucrativo para qualquer empresa patrocinar o Flamengo, o que dificulta esses patrocinios é a própria inresponsabilidade dos dirigentes do Clube, já que falamos de uma marca com uma das maiores expressões no Brasil, e que ha muito tempo estamos com fome de Titulos Nacionoais e Intrenacionais, o Clube Flamengo prescisa realmente de alguem que tenha ideias objetivas e que nos leve as glorias de titulos em todos os niveis, tenho certeza que conseguiremos ultrapassar os obstaculos e colocar o Flamengo onde ele sempre mereceu estar, entre os melhores do Mundo.

    Comentário por Cláudio — abril 12, 2009 @ 12:04 am

  65. Se eu ganhasse na mega sena acumulada daria metade p/ o mengao,pois nao preciso de muito p/ ser feliz,pois ja sou feliz.T enho DEUS no coracao,meus filhos q sao minha vida,e somos todos flamenguista.Pena q moro tao longe mais ainda vou realizar o sonho de ver o mengao no maraca.pois tudo q peco a DEUS ele tem me concedido.Deus ha de indicar o melhor p/ o meu mengao.Deus proteja essa nacao apaixonada,pois DEUS e o melhor.Do Amapa p/ o mengoooooo

    Comentário por mariclea vieira de souza — maio 4, 2009 @ 4:22 pm

  66. Você está se mostrando totalmente desinformado. Se você realmente acredita que existe algum time no Brasil que não está afundado em dívidas vc beira o amadorismo. Ou acha que o São Paulo iria dar conta de pagar salários com um patrocínio que exija certidões de débito? Mudar o patrocínio vai permitir ao clube honrar com compromisso que ele não conseguia por conta desse patrocínio mais que desfasado da Petrobrás. Você como colunistas de aspexctyos de negócio devia ter enxergado isso!! O corinthians provavelmente deve tanto dinheiro quanto o Flamengo e ninguém fala da camisa retalhada de patrocínios que o clube usa. Além disso, o Flamengo não rompeu com a Nike pq recebeu um proposta melhor. Rompeu porque essa empresa deixou de distribuir uniformes para o clube e para a torcida no país inteiro. O time chegou ao ponto de não trocar camisas pois estas teriam que ser reaproveitadas! Agora o queridinho virou o time dos manos lavadores de dinheiro! Informe-se meu querido, pq esse seu post foi lamentável!

    Comentário por Rodrigo — maio 27, 2009 @ 9:48 am

  67. Li , esse texto, acho que no mês de Maio, pensei em fazer um comentário, mas achei que seria perda de tempo… mas hoje, dia 01 de julho de 2009, dia do lançamento da nova camisa do flamengo com a nova parceira OLK… resolvi escrever… Acho que a resposta para a pergunta desse texto … está nas 240 mil camisas vendidas em 2 semanas de pré venda, repito, PRÉ VENDA , do manto Sagrado… e ai ? Deu para entender porque investir no Flamengo?

    Comentário por Patricia — julho 1, 2009 @ 11:14 pm

  68. “Li , esse texto, acho que no mês de Maio, pensei em fazer um comentário, mas achei que seria perda de tempo… mas hoje, dia 01 de julho de 2009, dia do lançamento da nova camisa do flamengo com a nova parceira OLK… resolvi escrever… Acho que a resposta para a pergunta desse texto … está nas 240 mil camisas vendidas em 2 semanas de pré venda, repito, PRÉ VENDA , do manto Sagrado… e ai ? Deu para entender porque investir no Flamengo?”
    [2]

    Comentário por caraoca — julho 7, 2009 @ 10:51 am

  69. O Flamengo é sem dúvidas o melhor clube para se investir, pois tem o maior potêncial consumidor do Brasil. O grande problema do Flamengo hoje para investidores é a incompetencia da polícia e da justiça em prender os bandidos que se infiltraram no Flamengo e há décadas veem roubando o clube de maior torcida do mundo.

    O dia em que o Flamengo se vê livre dessa corja de bandidos não terá para ninguém, só vai dar mengão.

    Comentário por Alessandro — julho 7, 2009 @ 11:29 am

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol